A pós-graduação em Educação Inclusiva é um programa de estudos voltado para profissionais que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre a educação de pessoas com necessidades educacionais especiais e desenvolver competências para promover uma educação inclusiva e de qualidade.
A Educação Inclusiva refere-se a uma abordagem educacional que busca garantir o acesso, a participação e o aprendizado de todos os estudantes, independentemente de suas características, habilidades ou condições físicas, emocionais, cognitivas ou sociais. Essa abordagem reconhece e valoriza a diversidade dos alunos e busca criar ambientes de aprendizagem que sejam acolhedores, adaptados e respeitosos das diferenças individuais.
Durante a pós-graduação em Educação Inclusiva, os participantes têm a oportunidade de estudar temas como conceitos e fundamentos da inclusão educacional, legislação e políticas públicas relacionadas à Educação Inclusiva, identificação e atendimento às necessidades educacionais especiais, estratégias pedagógicas diferenciadas, avaliação inclusiva, adaptação de materiais e recursos, formação de professores, parceria com famílias e comunidade, entre outros.
Após a conclusão da pós-graduação em Educação Inclusiva, os profissionais estarão mais preparados para atuar como educadores, coordenadores pedagógicos, gestores educacionais, consultores ou pesquisadores na área da Educação Inclusiva. Eles poderão aplicar estratégias e metodologias pedagógicas inclusivas em suas práticas, identificar e atender às necessidades educacionais especiais dos alunos, promover ambientes de aprendizagem inclusivos, colaborar com equipes multidisciplinares e promover a formação continuada de professores.
Além disso, os profissionais formados nessa área têm a oportunidade de contribuir para a transformação dos sistemas educacionais, promovendo políticas e práticas que garantam uma educação de qualidade para todos os estudantes, com base nos princípios da inclusão e do respeito à diversidade.
Discilinas | Carga Horária |
Carga Horária Total | 0 |